dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Milho    
Inoculantes na safrinha elevam produção em 50% e reduzem custos em 20%
Pesquisas têm sido feitas sobre alternativas ao uso do inoculante na semente, que poderia ser feito também no sulco de semeadura.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
17/12/2012

A fertilização é extremamente importante para o desenvolvimento da cultura. É dela que vêm os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e que, eventualmente, se encontram com índices baixos no solo. São vários os tipos de fertilização, mas um deles tem chamado a atenção pelo baixo custo e ótima eficiência. A inoculação de sementes pode aumentar a produtividade do milho safrinha em até 50%, além de reduzir o custo de produção em 20%. Isso porque uma dose do material inoculante custa apenas R$8 por hectare em média.

— O principal benefício do uso de inoculantes em gramíneas é a possibilidade de economia de nitrogênio que o inoculante pode oferecer às culturas. Sendo uma gramínea, o milho exige grande quantidade de nitrogênio e, com isso, eleva o custo de produção. O uso de inoculantes poderia suprir parte dessa necessidade de nitrogênio, levando com isso, além de uma possibilidade de economia, uma possibilidade também de incremento de produtividade — afirma Itacir Eloi Sandini, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Estudos mostram que o uso de inoculantes em milho safrinha pode gerar um incremento de até 50% na produtividade, dependendo da estirpe e do material genético utilizado. Segundo Sandini, pode ocorrer ainda uma redução de custo em torno de 20%.

— A principal forma de utilização do inoculante é através da semente. Por outro lado, especificamente na cultura do milho, tem sido observado que o tratamento industrial da semente acaba beneficiando o produtor na questão de não precisar fazer o procedimento na propriedade, mas dificulta o uso do inoculante devido à baixa sobrevivência da bactéria — explica ele.

Dessa forma, o professor conta que novas pesquisas têm sido feitas sobre alternativas ao uso do inoculante na semente, que poderia ser feito também no sulco de semeadura. No caso da inoculação de sementes, é preciso que o tratamento seja feito em, no máximo, 24 horas antes da operação de plantio. Já a inoculação através do sulco de semeadura, deve ser feita com equipamentos especiais.

— É preciso ainda utilizar alguns produtos que venham a proteger as bactérias, evitando assim a necessidade de fazer uma reaplicação dos inoculantes após o período de plantio. Além disso, é importante ressaltar ainda que a inoculação realizada em um período superior a 24 horas, não surte efeito — diz.

Sandini explica que na cultura do milho, uma das tecnologias mais baratas é a inoculação. Ele afirma que hoje, o custo de uma dose de inoculante gira em torno de R$8 por hectare. Portanto, esse investimento é extremamente baixo frente à possibilidade de redução do uso do nitrogênio aplicado em cobertura.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Unicentro através do número (42) 3621-1000.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 27/12/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jayme Herculano
02/01/2012 08:42:40
MatÚria muito interessante, pena que muito superficial.
Que inoculante Ú esse? Bacteria, fungo, levedura?
Como adquirir?
Quais os resultados?

Eduardo Martins Rocha
10/01/2012 23:31:34
gostaria de saber em que tipo de solo foi realizado estes experimentos?

em qualquer tipo de solo encontrarei estes resultados?

qual a melhor estipe a utilizar?

em quais condiþ§es o inoculante se sobresai (Stress hÝdrico ou em condiþ§es normais)?

no aguardo

abraþos

Eduardo

Fernando Penteado Cardoso
17/12/2012 19:36:30
Ponho minha barba de molho. Um bom milho 2a. safra após soja produz 100 sc/ha sem inoculação. Será que o inoculante eleva a colheita para 150 sc/ha? Nunca vi isso!

Jades Jimenez V perkins@uniweb.net.co
20/12/2012 13:42:25
Nó es de extrañarse, aunque el 50% de incremento parece un poco elevado si se puede obtener incrementos en los rendimientos en más del 10%. Estamos trabajando en milho, caña de azucar,tomates, viñedos, pero además de los fijadores de nitrógeno hay que agregar otras bacterias solubilizadoras de fosforo y antagonistas de enfermedades.

Fabio
31/12/2012 09:00:47
Em nossas condiçoes de Safrinha do centro oeste, especificamente no Oeste do Mato Grosso temos obtido bons resultados com a utilizaçao do Azospirilum para a inoculacao das sementes de gramineas, onde conseguimos colher separado o milho o resultado variou de 5 a 11 sacas/ha, pricipalmente que utilizou enraizador junto ao tratamento. fabio@solida.agr.br

José Marcos
08/01/2013 17:01:37
A contribuição dessas bactérias, principalmente azospirillium para fixação de Nitrogênio não é muito significativo. Alguns estudos recentes feitos pelos pesquisadores da Embrapa tem mostrado que estas bactérias endofíticas (sobrevivem dentro da planta) e produzem fitohormônios, como auxina, citocinina, fitosideróforos e outros. Esses hormônios estimulam o sistema radicular, consequentemente a planta tem maior área de absorção dos nutrientes pelo raiz e melhora a eficiência de absorção de nutrientes e maior resistência ao estresse hídrico.

Alcindo Pastore
20/04/2013 16:08:32
Em resumo todos os comentários observados não podem quantificar valores de aumento de produtividade diretamente relacionados ao Azospirilum, sempre tem um enraizador ou adjuvante, então, eu particularmente tenho usado e não acredito em aumentos de produtividade acima de 5% até o momento, principalmente em solos férteis, e até o momento não consegui significância de 5% em nenhum ensaio de campo. Talvez alguém possa ter uma estirpe melhor que a minha, gostaria de utilizar essa ai de 50%, deve ser o gás da coca, pra produzir esse milagre. Cultivo e pesquiso na região de Palotina, Pr. (UFPR setor Palotina)

Marcos Menezes
13/08/2021 23:21:31
Sou agricultor familiar localizado na região de transição entre o litoral norte e o semiárido da Bahia, município de Entre Rios. Gostaria de orientação referente ao acesso ao inoculante. Onde comprar e como utilizar?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
8 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Inoculação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada